Categorias
Empréstimo

Sistema de Informações de Crédito (SCR)

Saiba mais sobre o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR), e para quê ele serve.

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, como empréstimos, financiamentos, avais ou fianças, realizadas entre as Instituições Financeiras e seus clientes.

Ele permite que, você por exemplo, acompanhe as informações registradas no sistema pelas Instituições Financeiras com as quais você realizou operações de crédito, de forma transparente sem desrespeitar o sigilo bancário.

As Instituições Financeiras, por sua vez, podem consultar o sistema para avaliar a capacidade de pagamento e seus cliente. Isso permite uma avaliação de crédito mais precisa e a aplicação da taxa de juros adequada para cada perfil. No entanto, a consulta só pode ser realizada após a autorização expressa do cliente.

Também é uma forma do Banco Central supervisionar o comportamento de todas as instituições autorizadas, obtendo informações precisas e sistemáticas das operações de crédito praticadas por elas. Assim, mantendo a credibilidade e a segurança do público usuário dos serviços e produtos destas instituições.

Como o posso consultar as informações do SCR?

As pessoas físicas e jurídicas podem acessar os dados cadastrados no SCR gratuitamente, basta completar o cadastro no site oficial do Banco Central do Brasil, aqui. Ou solicitar os relatórios com informações detalhadas diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantidas pelo Bacen em dez capitais.

Se você identificar divergências nas suas informações divulgadas no SCR, deverá, em primeiro lugar, solicitar a correção dos dados junto à instituição responsável pelo registro daquela informação.

Caso não haja um entendimento, você poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, apresentando seus documentos de Identidade e CPF ou obtendo maiores informações através do número de atendimento 0800 979 2345 do Banco Central do Brasil, com atendimento nos dias úteis, das 9h às 16h.

Se nenhuma da providências acima mencionadas resolver, você poderá buscar em juízo a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.

Esperamos que este pequeno artigo tenha suprido algumas dúvidas sobre o porquê de solicitarmos permissão para a consultar o SCR dos nossos clientes como parte da análise de crédito. O objetivo da MEEmpresta é sempre proporcionar uma análise de crédito efetiva e propor as melhores condições, tanto para o tomador, quanto para o investidor.

Abraços,
Equipe MEEmpresta